terça-feira, 16 de junho de 2009

Hoje o tempo voa amor...

Bem... retomando o post passado, onde falamos do início da vida artística de Lulu junto ao Ritchie e ao Lobão na banda Vímana, vamos falar do período músico ‘freelancer’ de Lulu entre 1978 e 1982.

Com a saída não tão agradável da banda Vímana, Lulu já abriu seus horizontes, sempre muito ligado na música negra de então, soul e funk e disco e até jazz - este último, no grupo fusion Pomoja, que formou com o trompetista Márcio Montarroyos. Ao lado do baixista Antonio Pedro (que passara pelos Mutantes e nos anos 80 seria um dos criadores da Blitz) e do cantor e tecladista Arnaldo Baptista (da lendária formação original dos Mutantes), Lulu também faria, em 1978, outro efêmero trio, o Unziôtru. Além deles, o baterista Rui Castro Motta.
uma polaroid tirada pela Scarlet Moon
quando estavam fazendo fotos no estudio
(Valeu Magno!)
Num mercado quase sem espaço para o pop-rock brasileiro, Lulu Santos pendurou temporariamente as chuteiras-guitarras para ganhar a vida. Trabalhou por quase dois anos na gravadora Som Livre, ao lado dos produtores Guto Graça Mello e Ezequiel Neves (este, também o mais influente jornalista-roqueiro daquela época), selecionando as canções que entrariam nas trilhas das novelas da Rede Globo. Paralelamente, Lulu era um dos críticos de música da “Som Três”, então a principal revista especializada em música no Brasil. O trabalho na Som Livre funcionou como uma graduação em canção popular e logo um renovado Lulu estaria aplicando em suas composições esse aprendizado.
Em 1980, com o nome de Luiz Maurício - por imposição de um diretor artístico da Polygram (atual Universal), que “ogramente” argumentava que Lulu não era nome de homem - ele lançou um compacto simples que passou em branco. Fracasso que não abalou o cantor e compositor. Novamente como Lulu Santos, um ano depois, voltaria à carga. Contratado pela gravadora Warner, lançaria em sequência três compactos que emplacariam nas rádios as canções “Tesouros Da Juventude”, “Areias Escaldantes” e “De Leve” (esta, uma versão feita por Gilberto Gil e Rita Lee para “Get back”, de John Lennon e Paul McCartney).
Com “Areias Escaldantes”, parceria com Nelson Motta, Lulu também participou do Festival MPB-Shell 1981. No ano seguinte, lançaria seu primeiro álbum, “Tempos Modernos”, e ali tudo começa como efetivamente LULU SANTOS, o rei do pop nacional.


Eis os compactos lançados por Lulu/Luis Maurício:
· Gosto de Batom (
compacto) (1980)
· Melô de Amor (
compacto) (1980)
· Areias Escaldantes (
compacto) (1981)
· De Leve (
compacto) (1981)
· Tesouros da Juventude (
compacto) (1981)

4 comentários:

  1. Juuuuuuuuuu... eu sou suspeita a fazer qualquer comnetário... tá tudo nota mil...
    Acho q tenho minha parcela de culpa nessa coisa de tu ser fã do Lulu... kkkkkkkkkkkkkkkk
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Tu nao tem uma parcela.... a culpa e toda tua e daqules vinis!! hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Tah lindo o blog,. bju

    ResponderExcluir
  4. Muito legal! Pesquiso bastante Lulu e essa fase freelancer é a que mais carece de informação... Agradecido! Parabéns pela iniciativa.

    Del

    ResponderExcluir

Olá... bem-vindo ao blog da Jú... ou seria do Lulu? Obrigada pela visita e volte sempre!