sexta-feira, 12 de junho de 2009

Os legionários do rock perdem a trilha na areia....

Enfim... fazendo uma breve conclusão do que vimos até agora nas postagens do blog... 21 álbuns e 16 coletâneas  que significam 37 discos (LPs, CDs, K7s o que vc preferir chamar) relacionados à obra de Lulu Santos, além dos dois DVDs também comentados em posts anteriores.


Então, alguém já deve ter se perguntado porque sempre a referência é feita ao Lulu Santos com todas as palavras... pois bem! Vamos à resposta.

Em um passado distante (lá pelos anos de 1974 até 1978 - e muitos nem nascidos eram, inclusive a que vos fala), o então artista Luis Maurício Pragana dos Santos era guitarrista e vocalista da banda Vímana (!!!).
Sim, amiguinhos, ela existiu, por um curto período, mas esteve lá. E mais interessante, Lulu não estava sozinho (óbvio, era uma banda). Então, vamos as curiosidades de Vímana:


Vímana foi uma banda brasileira de rock progressivo da década de 1970 que passou por quatro fases distintas. Contou com Lulu Santos (vocal e guitarra), Ritchie (vocal e flauta), Luiz Paulo Simas (teclados) e Lobão (bateria), dentre outros. No final dos anos 1970, o Vímana chegou a ensaiar com o tecladista suíço Patrick Moraz (ex-Yes). A expulsão de Lulu Santos da banda por Moraz acabou por desfazer o grupo.
Originalmente a banda contava com Luiz Paulo Simas (Teclados) e Candinho (Bateria)vindos da banda Módulo 1000 e Lulu Santos (Guitarra/Vocal) e Fernando Gama (Baixo) do Veludo Elétrico. Ritchie e Lobão entram para a banda em 1975, que tornaram-se a formação mais conhecida do Vimana. Com sucesso a banda lançou um compacto "Zebra" pelo selo Som Livre, e um LP que é arquivado pela gravadora que alega não haver público para rock no Brasil.
A banda conheceria depois
Patrick Moraz (ex-Yes) , que pretendia montar uma banda com o Vimana , sem Lulu Santos que era menosprezado por Patrick. O nome da banda seria "Patrick Moraz Band". Em 1978, a banda acabou por se dissolver devido aos desentendimentos entre os membros do grupo e Moraz .
Para quem interessar, Lulu se refere a este ex-membro como Marick Patraz... segundo ele, Lobão roubou sua mulher e ainda fez sucesso... e o cara, já era!

A banda tornou-se posteriormente cult, devido às carreiras-solos de sucesso de seus integrantes após a dissolução da banda.


dá uma sacana na foto de 1976...

É... Lulu tem resistido ao tempo e ao vento.
Que bom!

Próximo post... a carreira entre 1978 e 1982 (Quando iniciou carreira como, então, Lulu Santos)

Um comentário:

  1. Grande Jú. O bolg está 10. E é merecida a homenagem ao Lulu. Como se vê, o cara vem de uma geração onde os artistas se acabavam no alcool e nas drogas, mas ele não entrou nessa onda, por isso continua fazendo sucesso! Ricardo, Carazinho-RS.

    ResponderExcluir

Olá... bem-vindo ao blog da Jú... ou seria do Lulu? Obrigada pela visita e volte sempre!